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Somos acadêmicos do Curso de Letras e suas Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Uneb, Campus XVI, Irecê, Bahia.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

QUESTÃO PARA REFLEXÃO

Por uma questão de avaliação daquilo que conseguimos estudar até então, estamos provocando os sujeitos participantes da disciplina Prática Pedagógica IV, do campus da UNEB de Irecê-Bahia e interagentes desse blog a pensar a partir de anotações realizadas por um grupo de estágio de São Paulo. Tais anotações são muito atuais e servem para pensarmos contextos mais específicos. Por isso, como um ponto de partida para nosso encontro do "Vale a pena ver de novo", vai ser preciso tentar responder essa questão. Que tal começarmos agora?


Questão para reflexão

O relato a seguir, que faz parte do diário de campo de uma das autoras deste livro, foi escrito em 2003 durante seu estágio obrigatório no curso de licenciatura. Trata-se do registro de aulas de Língua Portuguesa ministradas, em sequência, por uma professora para a mesma turma. A estagiária, em suas anotações, registrou um esclarecimento da professora, que afirmou que a atividade proposta seria introduzida no meio de uma série de seminários sobre poesia.

4 de novembro
Ao término da apresentação do segundo grupo, a professora indagou:

Professora:
Pessoal, o que é dissertação?

Aluna:
É expor as suas opiniões.

Professora:
Isso! Vocês sabem qual é a função do professor? É formar cidadãos críticos, capazes de defender sua própria opinião. E a dissertação é para isso. Vou dar um tema polêmico. (A classe reclama).

Professora:
Namoro! (Todos gostam).

Naquele momento, a professora leu alguns relatos sobre namoro e explicou o que é “ficar” hoje em dia. Pediu para os alunos debaterem o tema oralmente (todos participavam bastante e ela direcionava a conversa, expressando também suas opiniões pessoais). Após o debate, pediu que se organizassem em duplas e falassem mais sobre o que foi discutido. As tarefas, após a conversa em grupo, foram: a) escrever um parágrafo de duas ou três linhas dissertando sobre o assunto; e b) fazer pesquisa em casa sobre as opiniões dos pais em relação a namorar ou “ficar”. A pesquisa deveria ser antecedida da elaboração de um questionário por escrito. Tanto o questionamento quanto a entrevista deveriam ser feitos por escrito e entregues na aula seguinte.

5 de novembro
A professora recolheu a pesquisa solicitada na aula anterior. Logo depois, pediu para os grupos continuarem os seminários. Perguntei-lhe, no final da aula, qual seria a continuação das atividades, em relação à escrita. Ela respondeu: “Eu só vou recolher e dar ponto; infelizmente não dá pra continuar porque eles precisam terminar os seminários; as aulas já acabam no dia 24”.

Trecho do livro Ensino de língua portuguesa, de Claudia Riolfi, Andreza Rocha, Marco A. Canadas, Marinalva Barbosa, Milena Magalhães e Rosana Ramos; Coleção Ideias em Ação, São Paulo: Thomson Learning, 2008, p. 193-195.

Considerando essas observações feitas pela estagiária e mais as leituras dos textos da disciplina Prática Pedagógica IV, comente acerca da prática desenvolvida pela professora, argumentando se houve momentos de interatividade e/ou ludicidade e colaborando para responder o questionamento da autora dos registros: como você daria sequência à prática de modo a alcançar/ ou manter o potencial interativo e lúdico?

Critérios de avaliação:

a)      Coerência com a pergunta proposta (se há uma adequação ao tema);
b)     Uso dos textos lidos em sala com apropriação (se há acúmulo de citações ou correspondência entre o(s) fragmento(s) escolhido(s) e a argumentação desenvolvida pelo/a estudante);
c)      Coesão do texto (construção de enunciados, ligação dos termos e dos parágrafos, sequência lógica dos argumentos);
d)   Normas da ABNT (organização de acordo com as normas da ABNT).




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